No último dia 11 de outubro a Atividade Pedagógica Cultural do Ceci Integral – maternal e pré-escola contou com a presença de Ana Luisa Mazzotini. A artista apresentou a bela performance de dança “Toda lagarta vai virar uma borboleta?”, resultado de sua pesquisa de iniciação científica intitulada “Brincando e criançando dança: uma busca pelo protagonismo da infância no desenvolvimento de um trabalho criativo em dança contemporânea”.

A pesquisa foi contemplada pelo PIBIC (2023), financiada pelo SAE-PRG e contou com o apoio do DACO/UNICAMP. Seu trabalho, orientado pela Profª Drª Ana Maria Rodriguez Costas, teve como objetivo principal explorar as potencialidades de criação em dança ao adotar o fenômeno do brincar como dispositivo disparador e estruturante do processo criativo. Por meio de uma abordagem teórico-prática, o estudo contou com uma pesquisa de campo de viés fenomenológico envolvendo crianças em ato de brincadeira espontânea.

O material observacional confeccionado artisticamente e materializado em um diário de bordo conduziu os laboratórios de pesquisa de movimento que culminaram na concepção de um trabalho coreográfico. O desenvolvimento da pesquisa suscitou percepções que escancaram e problematizam a superioridade de perspectivas adultocêntricas no campo da criação artística, assim como compreensões acerca do potencial que as lógicas que constituem o brincar infantil têm de perturbar as estruturas e ampliar as possibilidades de pensar e criar dança.

Foi surpreendente, especialmente por parte das crianças, a percepção e compreensão dessa linguagem artística que se apresenta no corpo. À convite da artista, as pequenas crianças não apenas contemplaram como espectadoras, mas foram absorvidas pela arte e atuaram com transformadoras e criadoras em relação aos objetos e espaço cênico. Sob os olhares curiosos das crianças e “clics” da fotógrafa Mariana Talamini, nossa sexta-feira foi repleta de encantamentos.