Turma do Chocolate

Professoras: Márcia Soares, Maria Lúcia Baqueiro e Rosemary  Silveira Barbosa

Introdução

Inserir a culinária na educação infantil requer um olhar para além da preparação dos alimentos, são momentos ricos de interação e exploração.

Objetivo

Proporcionar momentos de trabalho em grupo, estimular as habilidades motoras fina e grossa e os aspectos cognitivos e sociais, além de incentivar as crianças a experimentarem todos os tipos de alimentos.

Metodologia

A culinária é realizada mensalmente com crianças entre 4 anos e 5 anos. Após a escolha da receita, registramos no livro da vida as suposições levantadas pelas crianças sobre os ingredientes a serem usados naquela receita. Contamos com a colaboração e organização das famílias que também estão inseridas neste processo, como convidadas a compartilhar suas habilidades e experiências, inspirando nossas crianças e criando laços afetivos com suas histórias. Os ingredientes ficam à disposição das crianças, as quais podem manusear, sentir, cheirar, e degustar antes, durante e após o preparo. Compartilhamos as culinárias realizadas com as famílias, como forma de aproximar a comunidade com a vida escolar.

Resultados

Observamos que as crianças começaram a experimentar e apreciar novos sabores e texturas, se envolvem em cada culinária com entusiasmo.

Conclusão

A culinária tem proporcionado momentos únicos, onde as crianças, professores e famílias trocam experiências, e tem impactado positivamente na vida das crianças, inserindo novos olhares desde o contato com os ingredientes até o seu preparo e o consumo.

 Palavras-chave:

 Culinária, Alimentos, Crianças e Família.

Referências

GRUPOCEC. A Importância da Culinária na Educação Infanti. 2024. Disponível em: https://grupocec.com.br/culinaria-na-educacao-infantil/, acessado em 29 set.2024.